segunda-feira, 9 de abril de 2012

SORRISO




Sorriso faz diferença?

O sorriso é uma forma de interação social na qual conseguimos expressar várias emoções, sentimentos e sensações. Ele se expressa na região oral e dos olhos.
Em um estudo que incluiu pessoas sérias e sorrindo foi avaliado o impacto dos componentes da face (olhos, nariz, boca e mento) na beleza como um todo. Quase 40% da beleza foi explicada pelo sorriso. Em termos práticos significa que o sorriso é 20x mais importante na beleza da face do que o nariz por exemplo. Este fato é uma observação interessante quando se consideram intervenções e opções de tratamentos faciais com cunho estético para melhorar a qualidade de vida.
O ortodontista tem papel fundamental, pois, além de restaurar a boa oclusão e função mastigatória, pode proporcionar uma melhora estética do sorriso, contribuindo para a beleza do seu paciente. Sabe-se que beleza e estética são componentes importantes para o sucesso, aceitação social e autoestima do indivíduo.
Em trabalho publicado recentemente (AJODO 2011) foram analisadas por meio de fotos, pessoas sorrindo com oclusão perfeita e com vários tipos de problemas de mordida. Pessoas com oclusão normal foram avaliadas como mais atraentes, inteligentes, agradáveis, conscientes e extrovertidas, enquanto pessoas com dentes desalinhados foram avaliadas como menos atraentes, inteligentes e extrovertidas. Avaliadores jovens e mais cultos foram mais críticos em suas avaliações do que os mais velhos e menos cultos.
Portanto, a condição do seu sorriso afeta a percepção das pessoas a seu respeito de forma significante. Quem tem um sorriso bonito e harmonioso pode ser recebido e avaliado de forma mais positiva.


Valéria Maria Baggio
Cirurgiã-dentista
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e
Mestre em Fisiologia Oral – UNICAMP.



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...