segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Suplementos vitamínicos reduzem risco de câncer de cólon


O uso regular de suplementos vitamínicos e minerais pode reduzir o risco de câncer de cólon, o segundo mais comum entre as mulheres e terceiro entre os homens. A relação entre os suplementos e a doença foi objeto de uma pesquisa canadense que encontrou uma redução expressiva na incidência do tumor em testes com ratos.

Saiba mais

CÂNCER DE CÓLON
Um dos tipos mais comuns de câncer, é causado pela modificação e crescimento sem controle das células do cólon ou do reto, as partes finais do intestino. A predisposição genética é um dos maiores fatores de risco, por isso, quem tem casos na família precisa fazer exames periódicos, já que a taxa de cura é alta quando o tumor é descoberto no início. Uma alimentação rica em gorduras e baixa em fibras, com poucas frutas e cereais também são fatores de risco, assim como o consumo de álcool e cigarro. Uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas diminuem os riscos.

Os autores da pesquisa dividiram as cobaias em seis grupos e as alimentaram com uma dieta rica em calorias e pobre em fibras. Os grupos então foram expostos a diferentes combinações de agentes cancerígenos e suplementos vitamínicos e minerais. Os ratos que receberam os suplementos tiveram uma redução média de 84% na formação de lesões pré-cancerígenas e não desenvolveram tumores em um período de 32 semanas.

Os tumores do sistema digestivo se desenvolvem de maneira similar em roedores e seres humanos.

"Esse estudo, além de ajudar a população a se prevenir, guia pacientes com câncer quanto ao valor da administração desses suplementos", afirmou Grant Pierce, editor da revista Canadian Journal of Physiology and Pharmacology, onde o estudo foi publicado.

A pesquisa lembra que o uso de suplementos deve ocorrer com acompanhamento médico. O profissional de saúde saberá quais produtos indicar a cada paciente.

Lembre... cuidar-se também está na moda!!!


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...